Sapatos de salto foram inventados para homens

Senhoras e senhores, essa é de cair de costas: sapatos de salto, que hoje estão entre os itens mais adorados por muitas mulheres do mundo, foram originalmente criados para homens! Acredita-se que as primeiras pessoas a usarem saltos altos foram os guerreiros persas, por volta do século IX.

À época, o salto era utilizado para melhorar o desempenho daqueles que andavam a cavalo, para evitar que os pés dos guerreiros escorregassem nos estribos. Quando os cavaleiros persas foram até a Europa em 1599, pedir ajuda para acabar com o Império Otomano, os saltos altos chamaram a atenção e a tendência acabou sendo adotada pelos aristocratas europeus.

A partir daí, os sapatos de salto alto passaram a ser considerados símbolos de status que, de quebra, deixavam os homens mais altos e confiantes. O rei Luís XIV que o diga, afinal, por mais que fosse uma pessoa extremamente importante para a França, ele era um homem de baixa estatura (1,62 m), problema que foi resolvido como? Isso mesmo: com saltos altos.

Screenshot_2016-07-14-09-57-10-1.png

Luís XIV não economizava no tamanho dos saltos de seus sapatos, que atingiam respeitosos 10 cm! Para se diferenciar do restante da corte, o rei mandou que todos os seus saltos fossem vermelhos e decretou que somente membros da alta sociedade poderiam usar saltos vermelhos.

Foi nos anos de 1600 que as mulheres começaram a usar saltos também, como uma forma de se buscar igualdade. Nesse ponto, não há como negar, elas definitivamente roubaram a cena.

FONTE(S): 5 histórias absurdas que vão aumentar seu repertório de bizarrices – Mega Curioso

Imagens: Meu Par – Vicenza Shoes

Equipe Meu Par

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s